Início » FILTROS NA CINEMATOGRAFIA
Artigos de Foto e Vídeo

FILTROS NA CINEMATOGRAFIA

Olá meus amigos neste post eu vou escrever sobre os principais filtros utilizados na cinematografia  seus formatos e modelos. E sempre lembrando que no blog eMania vocês sempre vão encontrar ...

Artigos de Foto e Vídeo

FILTROS NA CINEMATOGRAFIA

Olá meus amigos neste post eu vou escrever sobre os principais filtros utilizados na cinematografia  seus formatos e modelos. E sempre lembrando que no blog eMania vocês sempre vão encontrar ...

Olá meus amigos neste post eu vou escrever sobre os principais filtros utilizados na cinematografia  seus formatos e modelos. E sempre lembrando que no blog eMania vocês sempre vão encontrar um vasto conteúdo de informações relacionadas com os seguimentos da fotografia, cinema e vídeo.

Filtros 4x4 (quadrado) e 4x6 (retangular)
Filtros 4×4 (quadrado) e 4×6 (retangular)

Os filtros de Lente são acessórios da câmera digital de grande importância, que vão desde a proteção da lente até as correções e efeitos de uma imagem. Os filtros  são elementos óticos transparentes ou translúcidos, que alteram as propriedades da luz que entram pela lente da câmera com a finalidade de melhorar a imagem que está sendo fotografada ou gravada.  Os filtros podem afetar o contraste, a nitidez, a cor e a intensidade da luz, quer individualmente, quer em várias combinações.   Eles também podem criar uma variedade de “efeitos especiais.”   É importante reconhecer que, apesar de existirem muitas variações e aplicações, os filtros se comportam de maneira razoavelmente previsível, quando suas propriedades são compreendidas    A maioria destas propriedades são semelhantes para filtrar a luz tanto na fotografia como no cinema e no vídeo. Vamos conhecer as categorias básicas dos filtros:

FILTROS DE PROTEÇÃO

  • Os filtros de proteção UV e SKY além da função de proteger a lente, estes filtros também tem a função de compensar algumas influências da luz nem sempre visíveis a olho nu, como os raios ultra-violeta, que alteram a luz que chega ao sensores das câmeras. Os filtros UV (ultra violeta) e o Filtro SKY (Skylight) são destinados  para  paisagens distantes, montanhas, neve, água e sombras externas. São situações onde estas imagens que frequentemente saem azuladas.

Filtro UV / SKY

Filtro UV

FILTROS DE CORREÇÃO

Filtros Polarizadores

Os filtros polarizadores ou Filtro CLP retiram os reflexos das superfícies, ao mesmo tempo que acentuam a tonalidade azul. O filtro polarizador elimina a luz polarizada, tirando reflexos de superfícies não-metálicas, tais como vidros e plásticos. O filtro polarizador também é utilizado na luz do sol, realçar as cores (principalmente o azul) e os contrastes. Existem três modelos de filtros polarizadores: o giratório que é composto do próprio filtro e de um anel giratório para poder ajustar a polarização, os quadrados e retangulares que precisam de um suporte (matte-box) que também possibilita que o filtro gire na frente da lente para poder obter a polarização da luz. Agora deve se levar em conta que quando utilizamos um filtro polarizador, deve-se abrir o diafragma de 1 ponto e meio a dois para compensar a perda de luz.  Para deixar o azul do céu mais saturado neste caso, o fotógrafo ou o filmmaker deve sempre colocar o sol às suas costas para obter o máximo do efeito.

Filtro polarizador.

Filtro Polarizador

polarizing-filter

Filtros ND (Densidade Neutra)

Os filtros de densidade neutra (ND-“Neutral Density”), reduzem a intensidade da luz na imagem, atuando somente na luminosidade, sem alterar as cores.  Eles tem a função reduzir a intensidade da luz que chega ao sensor das câmeras, sem alterar as propriedades do balanceamento cromático. São encontrados em várias gradações, convencionadas da seguinte maneira:

ND 0.1 – 1/3 stop

ND 0.2 – 2/3 Stop

ND 0.3 – 1 stop

ND 0.4 – 1+1/3 Stop

ND 0.5 – 1+2/3 Stop

ND 0.6 – 2 stop

ND 0.7 – 2+1/3 Stop

ND 0.8 – 2+2/3 Stop

ND 0.9 – 3 stop

ND 1.0 – 3+1/3 Stop

ND 1.1 – 3+2/3 Stop

ND 1.2 – 4 Stop

Filtro ND (Densidade Neutra)
Filtro ND (Densidade Neutra)

Filtros de Contraste

Os filtros de contraste, são aqueles que modificam os contrastes específicos de uma imagem, trabalhando com alta ou baixa intensidade, uniformizando ou ressaltando o contraste ao longo de toda imagem. Os filtros desta categoria são:

ULTRA CONTRAST / LOW CONTRAST / SOFT CONTRAST

Filtros de contraste.
Filtros de contraste.

Filtros Conversores

Os filtros conversores, tem a principal função de converter determinada temperatura de cor de uma determinada fonte de luz para as condições adequadas que a fotografia, o filme ou o vídeo exigem.

FILTROS_DE_CONVERSÃO
Filtros de conversão

Filtros de Compensação

Os filtros de compensação, tem a função é a de compensar de um modo mas preciso um determinado desvio de cor, dando um ajuste mais refinado no balanceamento da cor.

Filtros de compensação.
Filtros de compensação.

Filtros de Balanceamento

Os filtros de balanceamento, tem a função de uma alterar as imagens tornando-as  sutilmente mais amareladas (quentes), ou mais azuis (frias).

Filtros de balanceamento.
Filtros de balanceamento.

FILTROS DE EFEITOS 

Filtros de Efeitos

Os filtros de efeito, produzem resultados que visam realçar um aspecto, criar um clima, suavizar foco, e muitos outros tipos de efeitos. Como estes filtros não tem necessariamente a função de correção, nem sempre estes filtros exigem compensação na exposição. Os Mais comuns são:

CROSS

FOG

Filtros cross (estrela) e fog
Filtros cross (estrela) e fog

PRO-MIST

BLACK PROMIST

SOFT / FX

Filtros pro-mist - black pro-mist - soft-FX
Filtros pro-mist – black pro-mist – soft-FX

COLOR-GRAD

Filtro color grad.
Filtro color grad.

FILTROS GRADUADOS

Os filtros graduados vocês vão encontrar tanto nas categorias de filtros de correção como de filtros de efeito. São filtros constituídos de uma metade com a função de correção ou efeito e a outra metade  transparente (neutra).

Filtros graduados.

Estes são os principais filtros utilizados na cinematografia, existem muito mais modelos de filtros que conforme eu for escrevendo os posts, eu vou descrevendo mais minuciosamente estes filtros apresentados e outro filtros que ficaram de fora deste post. Outra coisa muito importante para eu esclarecer para vocês é a respeito dos formatos dos filtros utilizados no cinema. Muita gente conhece o formato circular dos filtros, mas na cinematografia além dos filtros circulares os formatos que são mais utilizados, são os quadrados e retangulares, Segue abaixo os tamanhos especificados dos filtros:

Tamanhos dos filtros utilizados pela cinematografia.
Tamanhos dos filtros utilizados pela cinematografia.

Os maiores e melhores fabricantes de filtros são:

TIFFEN

SCHNEIDER

LEE

PANAVISION

ARRI

Abraço para todos!

Pesquisa bibliográfica: Apostila de Cinematografia – Prof. Filipe Salles (Mnmocine)


Fernando Rozzo

Fernando Rozzo trabalha no mercado de vídeo e cinema há 32 anos. Começou sua carreira nos anos 80, fazendo parte de uma das mais importantes produtoras de vídeo de São Paulo, a Olhar Eletrônico, onde trabalhou ao lado de Fernando Meirelles e Marcelo Tas, atuando como câmera, ass.de câmera e programador musical dos programas Olho Mágico (Ernesto Varela) e Cri-Há (Bobmackjack). Em 1987 na TV Gazeta-SP, dirigiu e produziu os programas DJTV, Edição Especial, Clip Trip e Night Clip. Na área de cinema publicitário atuou nas principais produtoras tais como: Chroma Filmes, 5.6, TVC, Vídeo Filmes, O2 Filmes entre outras. Hoje atua no mercado de cinematografia digital como professor e consultor técnico. Na área pedagógica ministra a mais de 10 anos cursos e treinamentos para emissoras de TV, locadoras de equipamentos, produtoras de vídeo, museus, escolas e faculdades. Entre elas: MASP (Museu de Arte de SP), Mackenzie, Metodista, Fazendo Vídeo Cursos, TVE-Salvador, KN Vídeo-RJ, Studio Motion Treinamentos, Full Digital, JKL, Rentalcam, Bureau Cine e Vídeo. Entre 2014 e 2015, prestou serviços de consultoria técnica para Sony Latin America para a divulgação no Brasil da linha de câmeras fotográficas "A7 / A7r / A7s / A99 e A77" e para linha de câmeras de ação "ActionCam". Atualmente juntamente com a artista multimídia Regina de Barros é proprietário da produtora “Ottica AudioVisual”, especializada em documentação e produção de conteúdo no segmento das artes, é a editora da revista multimídia digital mensal: “Ottica Art Magazine! ”


Artigos relacionados